Oficineiros serão contratados por processo seletivo para a Secretaria de Esportes
Cinco projetos foram aprovados por unanimidade na reunião da Câmara de terça-feira. Um dos projetos entrou em regime de urgência e recebeu muitos elogios dos vereadores. Tratava-se de projeto do Executivo que altera o art. 3º da Lei Complementar de 2023, que “Instituiu o Programa Meu Esporte”. O artigo 3º prevê que serão vinculados às ações desse programa, oficinas que serão ministradas por Instrutores contratados através de processo seletivo e não como instituído na lei na istração neidista, onde os oficineiros era contratados por PJ, perdendo benefícios trabalhistas
Ouro projeto aprovado foi da Mesa Diretora que dispõe sobre a proteção do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna e autoriza instituir o seu Conselho Deliberativo.
Os outros três projetos foram de denominação de espaços públicos.
Não houve inscritos na Participação Popular e Fábio Aguiar, inscrito na tribuna da Casa não compareceu
Pronunciamentos dos vereadores
Praticamente todos os vereadores parabenizaram as mães itaunenses pelo Dia das Mães e o líder do Prefeito, vereador Dalminho, convidou as mães para o evento que a Prefeitura vai realizar na Praça da Matriz no sábado. Ele também falou que a caixa d’água que caiu no bairro Alphaville será substituída nos próximos dias.
O vereador Giordane Alberto Carvalho exibiu imagens no telão, para pedir providências ao Poder Público Municipal para cortar o mato alto nas margens da rua Joaquim Soares Nogueira, bairro Alaíta. Mostrou também fotos da poluição na água de um ribeirão nos bairros São Bento e Itaunense, que aflige os moradores por causa do mau cheiro. Ele registrou reclamações de vários cidadãos contra a Coopert, pelo fato de a entidade não ter feito a coleta de lixo em alguns bairros da cidade, e pediu que a direção da Coopert reorganize o trabalho de seus cooperados, visando sanar os problemas.
O vereador Leo Alves pediu prioridade na limpeza de ruas dos bairros Itaunense, Padre Eustáquio, Piaguassu, Nogueira Machado, entre outros.
O vereador Alexandre Campos comentou que o conjunto arquitetônico do Espaço Cultural e da sede da Câmara foi criação do arquiteto Hélio Ferreira Pinto, um dos maiores arquitetos do Brasil, na gestão do prefeito Ramalho. Enalteceu o histórico de grandes eventos culturais realizados naquele prédio e criticou o fato de a istração ter decidido sediar a recém criada Secretaria Municipal de Segurança Pública nas dependências do Espaço Cultural, pois a natureza do serviço prestado não condiz com o ambiente artístico e cultural do prédio. Pediu ao prefeito que reveja essa decisão.
O vereador Israel Lúcio parabenizou o clube de futebol Souza Moreira, do bairro Santanense, pelo brilhante trabalho de formação de atletas, e ressaltou que recentemente um jovem revelado pelo clube foi contratado pelo Corinthians, de São Paulo. Comentou que a presidência da Associação dos Moradores do Córrego do Soldado pediu providências da Prefeitura para capina e limpeza do cemitério da comunidade.
Informou que irá apresentar projeto de lei dispondo sobre a disponibilização de merenda diferenciada para crianças com restrições alimentares (com doença celíaca, intolerância à lactose, diabéticas, etc.), propondo identificação visual dessas crianças para facilitar o trabalho das servidoras das cantineiras das escolas.
Propôs um chamamento público para incentivar empresários a disponibilizar pedalinhos no lago ao lado da Prefeitura, para não apenas oferecer opção de lazer aos visitantes, mas também para garantir que a empresa cuide da limpeza e manutenção do entorno do lago. Informou que a Igreja Batista Betel irá realizar o Congresso de Mulheres, nos dias 22 a 24 de Maio, com atrações nacionais.
O vereador Rosse Andrade Silva comentou que, em Pará de Minas, os servidores recebem vale-alimentação de 200 reais; em Divinópolis, o valor é de mais de 500 reais; em Mateus Leme, o valor é de 300 reais. Pediu ao Prefeito que envide esforços para conceder o benefício aos servidores municipais, com um valor justo. Também criticou a ocupação do Espaço Cultural pela Secretaria de Segurança Pública. Comentou sobre o decreto de situação de emergência na saúde pública, por aumento dos índices de doenças respiratórias. Ele ressaltou que o Hospital Manoel Gonçalves atendeu 66 mil pessoas em um apenas um ano, e deve ser ressaltar os bons serviços prestados pela entidade.
Comentou sobre a necessidade urgente de se otimizar os processos de contratação de servidores para atuar no Canteiro de Obras da Prefeitura, em escolas e outros locais, e pediu que os servidores que lá estão sejam mais valorizados, para que possam ser mais produtivos. Informou que as obras de construção da creche do bairro Jadir Marinho estão “de vento em popa”.
O vereador Tidinho pediu que o setor de trânsito faça a repintura de sinalizações de trânsito nas ruas dos bairros da cidade e que a Secretaria de Esportes melhore a iluminação do campo do bairro Leonane. Ainda, que a Prefeitura fiscalize os proprietários de lotes sujos nos bairros da cidade, mas ressaltou que vários lotes pertencentes à Municipalidade também precisam ser limpos.
Ele pediu que os cidadãos embrulhem cacos de vidro de forma mais segura para descarte, para evitar que servidores da coleta de lixo se cortem.
O vereador Da Lua comentou ter recebido muitas reclamações de moradores de algumas ruas da cidade que deveriam ter sido asfaltadas pela istração anterior (ruas Zé do Gode, Santa Rosa e Luiz Paulino Torres), e pediu que a atual istração faça o asfaltamento das vias.
O vereador Lacimar “Três” exibiu imagens no telão sobre acidente no trevo do bairro Padre Eustáquio, e pediu medidas para minimizar os índices de acidentes no local.
O vereador Wenderson Arlei comentou que, em conversa com o Prefeito de Itatiaiuçu, este reconheceu que exagerou nas críticas ao Hospital Manoel Gonçalves por ele divulgadas nas redes sociais. Wenderson comentou sobre a notícia estarrecedora que revelou a prática de golpes sofridos pelos aposentados do INSS, golpes esses ocorridos majoritariamente durante os governos petistas, que somente em 2023 podem ter somado dezenas de bilhões de reais. Ressaltou que o próprio irmão do presidente da República está envolvido no escândalo, bem como o filho de um ex-Ministro do STF e atual Ministro da Justiça, Ricardo Levandowski. Wenderson pediu que, já na próxima eleição, a população evite votar em pessoas envolvidas ou coniventes com golpes e corrupção, e lembrou que o atual presidente da República é um ex-presidiário que não foi inocentado, foi apenas “descondenado”.
Ele informou que visitou a região do Barreiro, e comentou que a população local tem reclamado do esgoto que tem trazido transtornos aos moradores. Ressaltou que o Saae, em visita técnica, não compareceu ao local correto, e por isso não viu o vazamento de esgoto e não tomou as providências devidas. Por isso, fez um vídeo do esgoto derramando no córrego local, e pediu que o Saae tome as providências necessárias.
O vereador Gustavo Barbosa leu o requerimento assinado por todos os vereadores, a ser encaminhado ao Prefeito e ao Secretário de Saúde para estudar outra forma de agendamento de consultas nos PSF´s.
O vereador Kaio Guimarães afirmou que a Marcha para Jesus, evento a se realizar em Itaúna no próximo dia 17 de Maio, certamente será a maior Marcha já realizada em Itaúna. Sobre o caso da criança que faleceu no Hospital Manoel Gonçalves, alegadamente por falta de atendimento médico, informou que a família da criança está recebendo a devida assistência, e pediu que o diretor clínico do hospital tome as atitudes istrativas possíveis. Afirmou que o corpo clínico que hoje atende na obstetrícia “não satisfaz a população”, e pediu que a situação seja avaliada pela istração do hospital.
Em nome da Comissão de Saúde da Câmara, pediu que os prefeitos das quatro cidades atendidas pelo Hospital Manoel Gonçalves (Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema) se reúnam e encontrem um meio para melhorar os rees financeiros.
A vereadora Márcia Cristina agradeceu o Prefeito e o Secretário de Saúde por terem determinado a abertura dos Postos de Saúde dos bairros na sexta-feira, dia 02 de Maio (quando em outros órgãos públicos foi decretado ponto facultativo). Ela também falou que existe muita demanda reprimida na cidade
O vereador Beto do Bandinho ressaltou que os políticos da região precisam se unir para buscar soluções para o problema financeiro do Hospital. Fez coro às palavras do vereador Rosse, sobre a necessidade de se valorizar os servidores municipais que atuam no Canteiro de Obras, não apenas concedendo vale-refeição mas também pagando horas-extra.