Itaúna vai sediar abertura da Semana Rio Pará 2025
No dia 12 de maio, próxima segunda-feira, o município de Itaúna sediará a abertura da Semana Rio Pará 2025, que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará irá promover sob o mote ‘Água para produzir, Cobrança para preservar’. A ação acontecerá na sede do SINDIMEI (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna), a partir das 14h.
Em 2025, o tema principal da Semana será a Cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Pará, instrumento que tanto tem viabilizado projetos de recuperação hidro ambiental no território. Serão realizadas, assim, Rodas de Conversa em cinco municípios de destaque na bacia, reunindo Comitê, poder público, entidades de representação e usuários de recursos hídricos.
“Esses encontros que o Comitê irá promover durante a Semana Rio Pará 2025 serão excelentes oportunidades de reunirmos alguns dos principais atores do território para discutirmos, não somente os benefícios da Cobrança pelo uso de recursos hídricos na garantia de mais e melhores águas na bacia, mas a importância de os usuários estarem em dia com este pagamento, que se reverte em benefícios a toda a sociedade e, inclusive, aos próprios usuários –que am a contar com maior oferta de água em qualidade”, afirmou o presidente do CBH do Rio Pará, Túlio Pereira de Sá, que representa a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) no colegiado.
Além de Itaúna, a Semana Rio Pará percorrerá os municípios de Papagaios, Bom Despacho, Martinho Campos, Pompéu e Divinópolis. As Rodas Conversa buscarão discutir o que é a Cobrança pelo uso da água, quem paga e para onde vão os recursos; os projetos já desenvolvidos pelo Comitê na Bacia do Rio Pará a partir deste recurso; e a ameaça da inadimplência –apenas em 2023, 70% das outorgas concedidas no território não foram devidamente pagas, gerando um impacto de 36% dos recursos financeiros destinados ao CBH.
As Rodas de Conversa deverão reunir representantes das prefeituras e secretarias municipais, companhias de saneamento, sindicatos rurais, Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), FIEMG, Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) – além de usuários de água em geral e membros do CBH do Rio Pará.
Para marcar o encerramento da Semana Rio Pará 2025, será realizada uma Ciclo expedição em Divinópolis, no dia 18 de maio (domingo). Os ciclistas farão um trecho de ida e volta entre o Teatro Gravatá e a Cachoeira do Caixão, num total aproximado de 23km. Pelo caminho, o grupo seguirá em grande parte o caminho das águas dos rios Pará e Itapecerica, incluindo o encontro dos dois cursos. Para mais informações: https://cbhriopara.org.br/noticias/informacoes/vem-ai-a- semana-rio-para-2025-saiba-mais-e-participe/